quinta-feira, 18 de junho de 2009

terça-feira, 16 de junho de 2009

PHP - Atualidades e Tendencias




Aconteceu nesta segunda-feira, 15 de junho, às 19h, a Palestra sobre PHP - Atualidades e Tendencias , com os palestrantes Almir Fernandes de Souza Neto e Otávio Calaça Xavier.


Não é à toa que temos no mundo mais de 4.500.000 desenvolvedores PHP. Mas porque essa linguagem de programação os seduziu?
Seria a velocidade? A facilidade em se desenvolver? A portabilidade? O elePHPant?
Nessa palestra iremos mostrar os pros e contras do PHP, mais pros que contras. História do PHP, o que é possível fazer com ele, as grandes empresas que estão usando atualmente e porque estão usando, são alguns dos assuntos que serão tratados.
Por fim iremos fazer um panorama de como está a comunidade regional, nacional e internacional em torno dessa linguagem e o que podemos esperar para o futuro.


Almir Neto
Desenvolvedor Web desde 2002, trabalha com MVC desde 2005.
Experiência com POO, AJAX, Mysql, PostgreSQL e Oracle. Amante do PHP, é um grande entusiasta da combinação PHP + POO + MVC + AJAX.
Ministrou palestras de PHP, MVC, Ajax, ORM com PEAR no 3º Fórum Goiano de Software Livre, Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre de Goiás em 2007 e 2008 e do Distrito Federal em 2008, Executive IT Meeting e PHP Conference Brasil 2007.
É consultor e ministra treinamentos na área de desenvolvimento de software com padrões de desenvolvimento(PHP e MVC)..

Otávio Calaça
Desenvolvedor Web e entusiasta do Software Livre desde 2003.
Consultor em desenvolvimento de software para Web com qualidade e padrões de projeto, é experiente em PHP, AJAX, MySQL, FireBird, JavaScript e conceitos da Web 2.0. Membro fundador do Grupo de Desenvolvedores PHP de Goiás (GOPHP), possui artigo publicado na PHP Magazine além de ter ministrado oficinas e palestras sobre temas que é entusiasta, como Web 2.0, Orientação a Objetos, AJAX, PHP, MVC, Google Maps API, Design Patterns, Redes Neurais e o projeto Classe V.
Destacam-se as participações em FLISOLs de Goiás e do DF, no IV e V FGSL, no Executive IT Meeting, no Latinoware e no CONISLI. Graduado no curso de tecnologia em redes de comunicação pelo CEFET-GO, atualmente compõe o quadro de funcionários do setor de TI da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Reforma Ortográfica

Por: Denise Mendes França



A relação de alguns escritores e poetas com a língua portuguesa motiva a resistência às regras do acordo ortográfico em Portugal. A opinião é do ministro da Cultura português, José Pinto Ribeiro. Segundo ele, para alguns poetas, é como se as palavras tivessem cheiro, cor, peso e volume. Mas acredita-se que o tempo, o assunto será esquecido e as novas normas serão incorporadas naturalmente.
FOLHA ONLINE -

Acento agudo no u forte

Desaparece o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar:

Antes ___________________Depois
averigúe _________________averigue
apazigúe _________________apazigue
ele argúi _________________ele argui
enxagúe você _____________enxague você

Poluição atmosférica em áreas urbanas

Retirado: Instituto 5 de junho


É crescente as emissões de poluentes atmosféricos nos centros urbanos, tanto devido ao tráfego de veículos como também pelo crescimento de atividades industriais. Isso interfere diretamente na qualidade de vida da população e na fauna e flora dos municípios e regiões próximas. Partículas gasosas e sólidos em suspensão, óleos, e compostos a base de fluor e cloro são jogados ao ar nos centros urbanos diariamente.Alguns exemplos de poluentes atmosféricos são:
NO2 - emitido por veículos, fábricas de fertilizantes ou que usam ácido nítrico - provoca problemas respiratóriosSO2 - emitido por queima de petróleo, carvão, fábricas que utilizam ácido sulfúrico - provoca problemas cardiovasculares e respiratórios
Partículas sólidas em suspensão - emitido por veículos, processos industriais - provoca problemas respiratórios, irritações nos olhos e pele
CO - emitido por veículos, processos industriais - provoca problemas respiratórios, intoxicações, pneumonias, náuseas
Pb - emitido em incinerações - provoca intoxicação cumulativaOs animais sofrem basicamente com os mesmos problemas que os humanos, mas enfrentam problema direto que a poluição provoca nas plantas. Os poluentes atmosféricos causam danos às células vegetais e a seus processos biológicos, que variam de acordo com o tempo de exposição e concentração destes na atmosfera. Agentes como os óxidos de nitrogênio, dióxido de enxofre, hidrocarbonetos e outros, provocam perda no rendimento da fotossíntese, necrose de tecidos e favorecimento de ataque de pragas.Alguns estudos estipulam que a maioria das emissões é proveniente de veículos automotores, na margem de sessenta por cento, e as das demais fontes destacam-se as queimadas e as indústrias.

Milk - Shake da Gabi

Ingredientes:


1 Copo de leite

3 Colheres de achocolatado em pó

3 Bolachas

Calda p/ sorvete

Opcional: castanha de caju crocante e sorvete


Modo de fazer:

Coloque o leite já medido em um recipiente que se possa bater com

um MIX, adicione o achocolatado em pó, duas bolachas e bata tudo,

até que a bolacha esteja triturada.

Besunte a taça com a calda e despeje o que foi batido na taça.

Por fim coloque a ultima bolacha na ponta da taça prendendo-a

com o próprio recheioModo de Preparo

Boa Semana!