sexta-feira, 26 de junho de 2009

Proeja

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) proporcionará uma educação para jovens e adultos baseada na construção do conhecimento.

Os cursos são oferecidos de forma integrada ou concomitante. Na integrada, o estudante tem matrícula e currículo únicos, ou seja, a formação profissional e a geral são unificadas.

Na concomitante, os cursos são oferecidos em instituições diversas, isto é, numa escola o estudante terá aulas dos componentes da educação profissional, em outra o ensino médio ou ensino fundamental. - Proposta do CEPA

A idade mínima para acessar os cursos do programa é de 18 anos na data da matrícula e não há limite máximo de idade para virar um aluno.

O Centro de Educação Profissional de Anápolis - CEPA, ofertará de forma Articulada com os Colégios Elias Chadud e Durval Nunes da Mata, dentro do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos a modalidade de ensino PROEJA, o curso - Qualificação Profissional Assistente Administrativo, para 40 alunos com duração de 240 horas.
O início das aulas está previsto para o dia 17 de agosto de 2009.
A prova do Processo Seletivo de 2009 será realizada em etapa única, no dia 03/08/2009 - no CEPA;
Período de inscrição: de 29 de junho a 03 de julho de 2009

LEIA o Edital na Íntegra - link: http://www.sectec.go.gov.br/portal/wp-content/uploads/2009/06/edital-002-2009-alunos-proeja.pdf

Avanços da EaD no CEPA até junho de 2009


Por: Rosália Santana Silva
Após a publicação da aprovação da proposta se intensificou o labor para a implantação e desenvolvimento dos cursos técnicos em EaD pelo CEPA, inicia-se as ações relacionadas a estrutura física e profissional para direcionar e implementar os cursos, diferenciando atribuições. O Estado de Goiás, por meio de parceria com o MEC, mantenedor/proponente do projeto. A SECTEC responsável pela contratação de professores e manutenção do sistema e ainda, por parte dos custos da produção gráfica/impressa do material didático bem como da mídia a ser disponibilizada para os cursistas.
Antes da reforma de governo citada no inicio do presente artigo caberia à SEE designar dois coordenadores de integração SUED e SUEP, dois técnicos de informática; quatro assessores técnico-pedagógicos; coordenadores pedagógicos por curso, os professores conteudistas, conforme os módulos a serem desenvolvidos nos cursos, os tutores das turmas, conforme Organização Estrutural-EaD, já descrita em forma de fluxograma, em proposta própria. Os coordenadores de integração deverão atuar nas superintendências parceiras, SUED – Superintendência de Educação a Distância e SUEP- Superintendência de Educação Profissional, serão responsáveis pelas diretrizes e acompanhamento de todo o processo de desenvolvimento dos cursos técnicos ofertados pelas unidades certificadoras (CEPA e CEPSS).
Os técnicos de informática deverão atuar respectivamente no CEPA e CEPSS, como suporte técnico para a garantia da manutenção das tecnologias utilizadas no desenvolvimento dos cursos, os coordenadores pedagógicos deverão atuar nos CEPs e serão responsáveis pela organização dos cursos, integração e acompanhamento dos professores conteudistas e tutores das turmas. Para tanto, deverão fazer as mediações necessárias: coordenar o trabalho dos professores conteudistas e tutores das turmas, elaborar relatórios periódicos de suas atividades e da equipe, promover a avaliação institucional do desenvolvimento do curso de sua responsabilidade; os professores conteudistas deverão ser especialistas conforme os módulos ofertados pelos cursos, terão domínio das concepções, princípios e conteúdos dos respectivos módulos, deverão atuar nos CEPs e serão os responsáveis pela elaboração e disponibilidade de todo o material didático dos módulos assumidos pelos mesmos.
Os tutores das turmas deverão atuar nos NTEs e CEPs para atendimento e orientação nos momentos presenciais e à distância do aluno-cursista; para tanto precisam ter domínio das ferramentas utilizadas, dos recursos e metodologia da educação à distância, dos mecanismos de avaliação da aprendizagem e dos aspectos legais que incidem sobre a certificação dos alunos, devem ainda estimular a aprendizagem, acompanhar a participação dos cursistas elaborando relatórios de possíveis evasões, manter informados os coordenadores pedagógicos e professores conteudistas sobre o andamento do curso.
Todos os cursos ofertados na modalidade a distância são constituídos de 20% (vinte por cento) de encontro presencial e 80% (oitenta por cento) desenvolvidos a distância através de encontros virtuais, fóruns, chats, e-mails, distribuídos conforme a necessidade e especificidade do desenvolvimento dos módulos integrantes dos cursos; o deslocamento para acesso à biblioteca nos municípios dos alunos cursistas, quando se fizer necessário, deverá ser de responsabilidade das prefeituras que aderirem ao projeto.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Tenha uma Boa Semana!